Fisioterapia

Responsável: Dra. Livia Machado Carneiro

Graduação Universidade Federal de Viçosa - Viçosa, MG

Curso extensivo de Fisiatria Veterinária: FisioCare Pet - São Paulo, SP

              A Fisioterapia é uma área relativamente nova no cenário veterinário brasileiro e é uma ferramenta importante na reabilitação física, no restabelecimento de movimento e de capacidade funcional e no bem estar dos animais de estimação.
       Através de terapias manuais; de exercícios terapêuticos e de aparelhos como os de laser terapia, de eletroterapia e de ultrassom, a fisiatria veterinária busca: reduzir dores e processos inflamatórios; prevenir atrofia e acelerar ganho de massa muscular; aumentar a flexibilidade e a amplitude de movimento; melhorar quadros neurológicos; aumentar equilíbrio, força e resistência; promover retorno de função mais rápido e menos doloroso no pós operatório, entre outros benefícios para os animais.
           A fisiatria é recomendada principalmente quando os animais apresentam alterações locomotoras, tanto de origem ortopédica, quanto neurológica. Sendo indicada em casos de paralisias, dor na região da coluna, sequelas de doenças neurológicas, displasia coxofemoral e de cotovelo, artroses, luxação de patela, reabilitação pós cirúrgica de fraturas, ruptura de ligamentos, amputações, etc. Também conta com técnicas úteis para o controle da dor e da obesidade e para a cicatrização de feridas.